Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quotidiano de equipes de consultório na rua: tecendo redes para a promoção da saúde / El día a día de los equipos consultores de calle: tejiendo redes para la promoción de la salud / The routine of the street outreach office team: weaving networks for health promotion

Viegas, Selma Maria da Fonseca; Nitschke, Rosane Gonçalves; Bernardo, Lucas Andreolli; Tholl, Adriana Dutra; Borrego, Maria Aurora Rodriguez; Soto, Pablo Jesús López; Tafner, Daniela Priscila Oliveira do Vale.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(3): e20200222, 2021. graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1154188
Resumo Objetivo compreender as potências e limites para a promoção da saúde de pessoas em situação de rua no quotidiano da equipe de Consultório na Rua. Método estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Quotidiano, realizado com dois informantes-chave e 20 profissionais de equipe de Consultório na Rua de duas capitais do Sul do Brasil. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática. Resultados as potências para a promoção da saúde de pessoas em situação de rua advêm da articulação da rede intrasetorial e intersetorial pela equipe de Consultório na Rua, além do vínculo e da redução de danos. Os limites enfrentados para desenvolver ações de promoção da saúde se deparam na especificidade e características desse público na terceirização da assistência social, na gestão, na política. Conclusões e implicações para a prática a promoção da saúde ainda é um desafio para a equipe a ser superado perante as demandas de agravos, o tratamento do adoecimento e a lógica biomédica. As estratégias intrasetoriais e intersetoriais podem ser estabelecidas para alcançar ações em rede e efetivamente promover saúde, contemplando direitos fundamentais à vida de pessoas em situação de rua, mesmo em um quotidiano com condições desfavoráveis de viver e conviver.
Biblioteca responsável: BR442.1