Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida nos profissionais de enfermagem que exercem funções na estratégia saúde da família / Quality of life of nursing professionals working in the family health strategy / Calidad de vida de los profesionales de enfermería que desempeñan funciones en la estrategia de salud familiar

Silva, Karla Gualberto; Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis; Soares, Samira Silva Santos; Coropes, Viviane Brasil Amaral dos Santos; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Farias, Sheila Nascimento Pereira de.
Referência ; serV(4): 20028-20028, out. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1155259
Enquadramento Qualidade de vida (QV) é um constructo complexo, multidimensional e marcado pela subjetividade. Investigar a QV nos profissionais de enfermagem da atenção primária à saúde é importante para a contribuição para a promoção da saúde destes profissionais, repercutindo-se na população.

Objetivos:

Analisar a QV dos profissionais de enfermagem no contexto da estratégia saúde da família.

Metodologia:

Estudo exploratório, transversal e descritivo de abordagem quantitativa. A amostra constituiu-se por 85 profissionais de enfermagem pertencentes à estratégia saúde da família do município de Macaé/RJ/Brasil. Os dados foram recolhidos através do WHOQOL-BREF proposto pela Organização Mundial da Saúde, contemplando informações acerca do perfil sociodemográfico.

Resultados:

O domínio Relações sociais evidenciou o score médio mais elevado para os enfermeiros. No domínio Psicológico, apenas os técnicos de enfermagem evidenciaram os scores médios mais elevados, sendo que o domínio Ambiente evidenciou o score médio mais baixo para toda a categoria de enfermagem estudada.

Conclusão:

Recomenda-se aos gestores que atuam na atenção primária à saúde um maior investimento em ações direcionadas para a promoção da saúde e QV destes profissionais.
Biblioteca responsável: PT45
Localização: PT45