Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização da escala de avaliação da espiritualidade em pacientes portadores de lesão renal em hemodiálise / Use of a spirituality self-rating scale in patients with kidney disease undergoing hemodialysis / Utilización de la escala de evaluación de la espiritualidad en pacientes con lesión renal en hemodiálisis

Correia, Ana Lúcia Rodrigues; Barbosa, Islene Victor; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Studart, Mônica Borges; Martins, Francisca Lígia de Medeiros.
Cogit. Enferm. (Online) ; 20(3): 488-493, Jul-Set. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1157
Objetivou-se avaliar a espiritualidade de pacientes em hemodiálise, fundamentada na Escala de Avaliação da Espiritualidade em Contextos de Saúde. Estudo descritivo e transversal, realizado com 80 pacientes internados por lesão renal em hemodiálise. Dados coletados de dezembro de 2011 a janeiro de 2012, por meio de uma escala autoaplicável de avaliação da espiritualidade. Dos 80 pacientes, 93,75% possuíam alguma crença religiosa. Quanto às expressões de espiritualidade, 57,5% estavam de acordo com a variável "As minhas crenças espirituais/religiosas dão sentido à minha vida"; 70%, com "Minha fé e crença dão-me força nos momentos difíceis"; 48,8%, com "Vejo o futuro com esperança"; 21,3%, "Sinto que minha vida mudou para melhor"; e 63,7%, com "Aprendi a dar valor às pequenas coisas da vida". Constatou-se que o espiritual/religioso exerce grande influência na saúde do paciente com lesão renal em hemodiálise, evidenciando a importância de profissionais preparados para lidarem com esta temática (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9