Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Complexidade da assistência em unidade de terapia intensiva: subsídios para dimensionamento de pessoal de enfermagem / Care complexity in the intensive care unit: subsidies for nursing staff dimensioning / Complejidad de la asistencia en unidad de terapia intensiva: subsidios para dimensión de personal de enfermería

Pias, Caroline; Mascolo, Nicole de Paula; Rabelo-Silva, Eneida Rejane; Linch, Graciele Fernanda da Costa; Souza, Emiliane Nogueira de.
Cogit. Enferm. (Online) ; 20(3): 533-539, Jul-Set. 2015.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1173
Estudo desenvolvido com objetivo de classificar os pacientes de uma Unidade de Tratamento Intensivo Cardiológica, e dimensionar o pessoal de enfermagem. Estudo de coorte prospectivo realizado entre janeiro e março de 2011. Utilizou-se a Escala de Gradação da Complexidade Assistencial proposta por Fugulin. Essa escala classifica os pacientes em assistência mínima, intermediária, alta dependência, semi-intensiva, intensiva. Todos os pacientes internados durante a realização do estudo foram incluídos. Foram avaliados 117 pacientes, predominantes do sexo masculino (65%), com idade média de 66±12 anos, procedentes da emergência. Os pacientes foram classificados majoritariamente com cuidados de alta dependência e intensivo. Não há concordância entre o atual dimensionamento da equipe de enfermagem com o que está recomendado pelo Conselho Federal de Enfermagem (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9