Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ensino-aprendizagem na disciplina de Gerência de Enfermagem no contexto hospitalar / Teaching-learning in the nursing management discipline in the hospital context

Souza, Deise Ferreira de; Moraes, Érica Brandão de; Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti; Silvino, Zenith Rosa; Nassar, Pedro Ruiz Barbosa; Escudeiro, Cristina Lavoyer; Sanchez, Maritza Consuelo Ortiz; Delgado, Larissa Dantas Matias.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(5): 86-91, dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1177221

Objetivo:

apresentar a metodologia de ensino desenvolvida com os alunos da disciplina teórico-prática Gerência de Enfermagem no Contexto Hospitalar, e destacar os resultados positivos e os fatores que dificultam seu desenvolvimento e interferem no processo de aprendizado dos alunos.

Métodos:

estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no ano de 2019, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Resultados:

A vivência da disciplina de gerência proporciona ao acadêmico de enfermagem o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências imprescindíveis à sua formação, estimulando sua autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso, domínio da prática e de seu papel social, além do aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, adquiridos durante a sua formação acadêmica e observam diretamente a forma de atuar do enfermeiro.

Conclusão:

A experiência demonstra que há um bom aproveitamento em decorrência da integração ensino-serviço, que proporciona uma multiplicidade de ações assistenciais e gerenciais, passíveis de intervenções de diversa natureza e isso estimula os alunos e professores a buscarem contribuir com a organização da unidade e com ferramentas que auxiliem o processo de trabalho do enfermeiro e sua equipe, assim como incitar enfermeiros quanto a necessidade de constante aprimoramento em cursos formais e na sua prática que qualifiquem suas ações. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2