Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Enfermagem ante a covid-19: reflexões para a intervenção práxica / La Enfermería frente a la COVID-19: reflexiones para la intervención práxica / Nursing in the face of COVID-19: reflections for praxis intervention

Souza, Diego de Oliveira.
Av. enferm ; 38(1 supl. Especial Nuevo Coronavirus): 81-90, 27 de mayo de 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1177233

Introdução:

a Enfermagem impacta diretamente o enfrentamento da covid-19, na assistência dos indivíduos infectados, na prevenção da transmissão e na mitigação de seus efeitos sociais no bemestar coletivo.

Objetivo:

compreender como a práxis da Enfermagem pode se efetivar no enfrentamento da covid-19, considerando as faces social e coletiva do processo. Síntese de conteúdo o materialismo histórico-dialético contribui para pensar elementos da realidade objetiva da pandemia, o que, no âmbito da Enfermagem, perpassa o diálogo com a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (Tipesc). As alterações ambientais e o processo de "mundialização do capital" se mostram relevantes para as origens da pandemia. Desse processo social, decorrem contradições econômicas, políticas e culturais que refletem na saúde coletiva. A Enfermagem deve intervir na realidade objetiva com propostas coletivamente construídas, efetivadas na seara das lutas sociais e das políticas públicas, com vistas a transformar as contradições.

Conclusões:

a Tipesc, embora tenha limites na sua formulação original, revelou potencialidades para o entendimento da faceta social da pandemia de covid-19, sobretudo vislumbrando um enfrentamento estratégico no bojo das lutas sociais.
Biblioteca responsável: CO136.1