Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuição do Modified Early Warning Score (MEWS) para conduta clínica precoce / Modified early warning score (mews) contribution to early clinical management

Cruz Neto, João; Braga, Sara Teixeira; Carneiro, Yasmin Ventura Andrade; Alencar, Rayane Moreira de; Pinheiro, Woneska Rodrigues.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(5): 117-124, dez. 2020. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1177311

Objetivo:

Avaliar a utilização do protocolo Modified Early Warning Score (MEWS) no gerenciamento do tempo de avaliação clínica.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, MEDLINE via PUBMED, BDENF e CINAHL, sem recorte de tempo. Os descritores utilizados foram Inpatients, Critical Care e Clinical Deterioration, com os operadores booleanos AND e OR. A amostra foi composta por 15 artigos.

Resultados:

Observou-se que o tempo de reavaliação clínica esteve entre 20 minutos e 72 horas, onde o tempo médio para a primeira avaliação foi de 17,5 horas, considerando as avaliações iniciais mínimas de 20 minutos e avaliação máxima de 48 horas. Quando identificados MEWS progressivo, o desfecho clínico levou a óbitos em menos de 30 dias, principalmente quando se relaciona escores de dois a oito com deterioração severa a partir do nível quatro.

Conclusão:

O MEWS apresenta-se como importante coadjuvante na relação entre a classificação de risco e o tempo de avaliação clínica. Contudo, se faz necessário o investimento em educação permanente nos serviços com vistas a capacitação de profissionais, impactando no julgamento clínico, formulação do plano de ação e determinação do tempo para reavaliação do paciente durante a internação. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2