Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cobertura vacinal da Pentavalente e da Estratégia de Saúde da Família / Cobertura de vacunación de la Pentavalente y del Programa Estrategia de Salud de la Familia / Pentavalent Vaccine and Family Health Strategy Coverage

Vieira, Marilene Lopes; Soares, Sabrina Ribeiro; Santos, Lenisa Bernardes dos; Moreira, Franciele dos Santos; Linch, Graciele Fernanda da Costa; Paz, Adriana Aparecida.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e16, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1177606

Objetivo:

avaliar a cobertura vacinal da Pentavalente em menores de um ano nas regiões e capitais brasileiras e a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Método:

estudo de série histórica de dados secundários provenientes de sistemas de gestão nacional de vacinas e da ESF, no período de 2014 a 2018, analisados por estatística descritiva.

Resultados:

as regiões brasileiras mantêm a cobertura vacinal da Pentavalente abaixo de 95%, desde 2017. A abrangência da ESF não impactou significativamente no alcance da meta vacinal preconizada.

Conclusão:

as baixas coberturas vacinais aumentam o risco de reintrodução de doenças controladas. O acesso aos serviços de saúde precisa ser facilitado e a vacinação priorizada no planejamento das ações da equipe da ESF. A enfermagem tem condições de criar ações locais para reverter este cenário, com o apoio dos gestores para intensificar campanhas e combater as causas que têm prejudicado o alcance das metas.
Biblioteca responsável: BR568.1