Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sofrimento psíquico dos universitários de enfermagem no contexto da vida acadêmica / El sufrimiento psicológico de los estudiantes de enfermería en el contexto de la vida académica / Psychic suffering of university nurses in the context of academic life

Lima, Deivson Wendell da Costa; Gonçalves, Jaciara Sampaio; Azevedo, Lívia Dayane Sousa; Vieira, Alcivan Nunes; Pessa, Rosane Pilot; Luis, Margarita Antonia Villar.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e23, 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1177755

Objetivo:

analisar o sofrimento psíquico entre universitários de enfermagem no contexto da vida acadêmica.

Método:

pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com 20 universitários do último semestre de enfermagem, de uma universidade pública no Nordeste, Brasil. Os dados foram produzidos por perguntas abertas, entre março de 2016 a fevereiro de 2017, e avaliados pela análise de conteúdo.

Resultados:

os motivos de sofrimento psíquico foram as dificuldades de adaptação dos universitários no início do curso, conflitos durante a formação e expectativas quanto ao término da graduação. Diante disso, as consequências identificadas foram dificuldades alimentares, estresse e sintomas de depressão. Os modos de viver dos universitários são influenciados pelas vivências acadêmicas, inclusive os hábitos alimentares, excesso de trabalho e falta de lazer. Eles podem ser precursores de problemas graves de saúde, como ideação suicida.

Conclusão:

sugere-se ampliar estratégias de prevenção e manejo clínico na universidade articulado aos serviços de saúde mental.
Biblioteca responsável: BR568.1