Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nascimentos da cegonha: experiência de puérperas assistidas pela enfermagem obstétrica em Centro de Parto Normal / Nascimentos da cegonha: experiência de puérperas assistidas pela enfermagem obstétrica em Centro de Parto Normal / Stork Network births: The experience of puerperal women assisted by Obstetric Nursing in a Normal Delivery Center

Lima, Bruna Cristina de Araujo; Almeida, Hevelyn Kelly Samara Leite de; Melo, Mônica Cecília Pimentel de; Morais, Ramon José Leal de.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e27, 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1177831

Objetivo:

analisar as percepções e sentimentos de puérperas acerca das experiências do parto assistido pela enfermagem obstétrica em Centro de Parto Normal (CPN), no contexto da Rede Cegonha.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com 14 puérperas assistidas em CPN do sertão nordestino, as entrevistas ocorreram de abril a maio de 2018 e o material foi discutido segundo análise temática de conteúdo.

Resultados:

os relatos apontaram uma assistência acolhedora, com formação de vínculo e boas práticas de assistência ao parto. Uma desinformação em relação ao papel da enfermagem no nascimento revelou-se no conteúdo. As puérperas descrevem a estrutura física disponível no CPN como ambiente de tranquilidade, conforto e privacidade.

Conclusão:

a assistência prestada pela enfermagem obstétrica em CPNs influencia positivamente nas experiências de parturientes. Nesse contexto, uma assistência humanizada em local apropriado é indispensável para que o processo de parir transcorra sem complicações proporcionando segurança, satisfação e bem estar.
Biblioteca responsável: BR568.1