Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Benefícios da presença do acompanhante no processo de parto e nascimento: revisão integrativa / Beneficios de la presencia del acompanãnte en el proceso de parto y nacimiento: revisión integradora / Benefits of the presence of a companion during the process of labor and delivery: integrative review

Gomes, Iris Elizabete Messa; Padoin, Stela Maris de Mello; Langendorf, Tassiane Ferreira; Paula, Cristiane Cardoso de; Gomes, Cibele Avila; Ribeiro, Aline Cammarano.
Rev. enferm. UFSM ; 9: e61, jul. 15, 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1178798

Objetivo:

analisar as evidências científicas acerca dos benefícios da presença do acompanhante no processo de parto e nascimento.

Método:

revisão integrativa da literatura realizada no mês de abril de 2018, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Public Medline (PubMed), SCOPUS, utilizando estratégias de busca específicas para cada base. Foram selecionados 15 artigos para análise.

Resultados:

foram evidenciadas atividades desenvolvidas pelos acompanhantes que promoveram benefícios durante o processo de parto e nascimento como o apoio emocional, os laços familiares fortalecidos e a mudança de conduta profissional.

Conclusão:

para garantir a prática apoiada na evidência dos fatores benéficos é necessário ampliar ações institucionais e dos profissionais que viabilizem a efetiva participação do acompanhante no processo de parto e nascimento.
Biblioteca responsável: BR568.1