Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A humanização da assistência de enfermagem à criança hospitalizada no olhar materno / The humanization of nursing care to children hospitalized in the maternal look / La humanización de la atención de enfermería al niño hospitalizado en la mirada materna

Santos, Isabela Barros Cordeiro dos; Santos, Pollyana Flausino Caixeta dos; Ribeiro, Leila Batista; Silva, Danielle Ferreira.
REVISA (Online) ; 10(2): 358-367, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1224576

Objetivo:

Descrever o olhar materno em relação ao caráter humanizado da assistência de enfermagem à criança hospitalizada.

Método:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, seguindo o método de história oral. A coleta de dados foi realizada com um número de 8 participantes que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, por meio de entrevista virtual no grupo do Facebook chamado "Mães e Filhas do Guará ­ Brasília DF".

Resultados:

A discussão apresentou-se por meio de 7 categorias, sendo elas sobre a compreensão do que é humanização da assistência; sobre a presença ou ausência de uma assistência humanizada durante a hospitalização; sobre a importância de um ambiente recreativo para a criança hospitalizada; sobre ações essenciais no atendimento à criança hospitalizada; sobre a influência de uma assistência humanizada no estado geral da criança; sobre o conhecimento acerca da existência da pedagogia hospitalar.

Conclusão:

O presente estudo atendeu aos objetivos da pesquisa, pois através das histórias relatadas pelas mães participantes, foi provado o impacto da humanização na assistência sob o estado da criança, assim como, apesar de ter tido exceções em algumas situações acerca do atendimento, ainda assim, foi salientado como a humanização é necessária e deve ser colocada em prática.
Biblioteca responsável: BR2040.1