Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Distribuição espaço-temporal de ocorrências de dengue em Três Corações, Minas Gerais, utilizando processos pontuais / Spatio-temporal distribution of dengue occurrences in Três Corações, Minas Gerais, using point processes

Abreu, Rodrigo Ferreira de; Ferreira, Rafael Agostinho; Scalon, João Domingos.
Semina cienc. biol. saude ; 41(2, Supl.): 377-388, jun./dez. 2020. Ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1247562

Objetivo:

detectar a presença de agrupamentos espaço-temporais dos casos de dengue em Três Corações, Minas Gerais, Brasil, utilizando informações da localização e do tempo de cada ocorrência e a série histórica da precipitação pluviométrica do período de estudo.

Métodos:

o método Kernel foi utilizado para estimar a intensidade dos casos, enquanto a função K espaço-temporal e o método de varredura foram utilizados para detectar o padrão e identificar agrupamentos, respectivamente.

Resultados:

a partir dos 2.818 casos observados, verificou-se que a maior parte desses ocorreu no final dos períodos chuvosos. Também foi detectada a presença de agrupamentos de casos, principalmente na Região Central da cidade. Uma razão para a formação de agrupamentos pode ser devido à maior densidade populacional das regiões afetadas.

Conclusão:

os resultados mostram que indivíduos que moram em regiões densamente povoadas são mais propensos a contrair dengue. Os métodos estatísticos utilizados permitiram caracterizar a distribuição espaço-temporal dos casos de dengue e também podem ser utilizados para analisar outras doenças endêmicas ou pandêmicas, o que pode contribuir para as políticas de prevenção e combate à proliferação dessas doenças.(AU)
Biblioteca responsável: BR512.1
Localização: BR512.1