Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Psychometric properties of the Jefferson Empathy Scale in four nursing student faculties / Propriedades psicométricas da Jefferson Empathy Scale em quatro faculdades de estudantes de enfermagem / Propiedades psicométricas de la Jefferson Empathy Scale en cuatro facultades de estudiantes de enfermería

Castillo, Víctor Pedrero; Calzadilla-Núñez, Aracelis; Moya-Ahumada, Claudia; Torres-Martínez, Pilar; Pastén, Pablo Castro; Díaz-Narváez, Víctor Patricio.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03741, 2021. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1250722
RESUMO Objetivo Avaliar as propriedades psicométricas da Jefferson Medical Empathy Scale , versão em espanhol (JSE-S), sua estrutura fatorial, confiabilidade e a presença de invariância entre os sexos no comportamento dos níveis de empatia entre estudantes de enfermagem chilenos. Método Desenho de pesquisa instrumental. O JSE-S foi aplicado a 1.320 estudantes de enfermagem. Uma análise fatorial confirmatória foi usada. Foi realizado um estudo de invariância entre os gêneros. Estatísticas descritivas foram estimadas. Entre os gêneros, a distribuição T de Student foi aplicada juntamente com uma análise de homocedasticidade. O nível de significância adotado foi α ≤ 0,05. Resultados A análise fatorial confirmatória determinou a existência de três dimensões na matriz. Os resultados estatísticos dos testes de invariância foram significativos e permitiram a comparação entre os gêneros. Foram encontradas diferenças entre os valores médios de empatia, bem como em algumas de suas dimensões entre os gêneros. Conclusão A estrutura fatorial dos dados de empatia e suas dimensões está em correspondência com o modelo tridimensional subjacente. Existem diferenças nos níveis de empatia e suas dimensões entre os gêneros, com exceção da dimensão do cuidado compassivo, que se distribuiu de forma semelhante. As mulheres eram mais empáticas do que os homens.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1