Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Centralidade de vínculos familiares na experiência de mulheres de meia-idade / La centralidad de los vínculos familiares en la experiencia de las mujeres de mediana edad / Centrality of family bonds in the experience of middle-aged women

Rodrigues, Larissa Silva de Abreu; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso; Aparício, Elena Casado; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; Almeida, Mariza Silva; Cabral, Letícia da Silva.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03734, 2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1250723
RESUMO Objetivo Analisar sentidos atribuídos à meia-idade a partir da experiência de mulheres que a vivenciam em suas relações familiares. Método Estudo qualitativo do tipo Pesquisa Convergente Assistencial. Gênero foi utilizado como categoria analítica, desenvolvida com treze mulheres de meia-idade de área de cobertura da Estratégia Saúde da Família em um município do sudoeste baiano, por oficinas de reflexão e entrevistas. Os dados foram analisados por meio da análise de discurso. Resultados Expressam a relação afetiva com filhos/as e netos/as como maior marca da meia-idade em sobreposição à relação com parceiros e outros vínculos, o que inviabiliza sua singularidade e identificação de demandas para o cuidado à saúde. Conclusão A meia-idade feminina é marcada por concepções de feminilidade que emergem a partir da sua condição de mulher-mãe, de completa doação. A pesquisa aponta para uma necessidade urgente de agregar gênero como referencial para o cuidado à mulher de meia-idade, de modo a considerar os entrelaçamentos biopsíquicos e sociais na sua experiência de vida e que delineiam demandas para o cuidado.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1