Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adapting to (co)exist: experience of men with hemophilia in southern Brazil / Adaptando para (con)vivir: experiencia de hombres con la hemofilia en el sur de Brasil / Adaptando para (con)viver: experiência de homens com a hemofilia no sul do Brasil

Feijó, Aline Machado; Mestrado Profissional em Saúde da FamíliaSchwartz, Eda; Ferré-Grau, Carme; Santos, Bianca Pozza dos; Lise, Fernanda.
Rev. gaúch. enferm ; 42: e20200097, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1251775
RESUMO Objetivo Compreender a experiência de homens em relação ao processo de viver com a hemofilia. Método Estudo qualitativo usando os referenciais teórico e metodológico Interacionismo Simbólico e a vertente construtivista da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 12 homens com hemofilia acompanhados em um Hemocentro situado no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se para a coleta de dados entrevista intensiva, genograma e nota de campo, com análise concomitante, seguindo as etapas de codificação inicial, focalizada e teórica. Resultados Construiu-se o modelo teórico, que tem como categoria central Adaptando para (con)viver com a hemofilia e as categorias Conhecendo a si e a doença: sabendo lidar, Ajustando a vida: cuidando de si e Acostumando-se com a doença: sendo quase normal. Conclusão Revelou-se a experiência de homens que realizam adaptações para (con)viver com a hemofilia e suas ações e comportamentos, visando preservá-los longe de sangramentos, da dor e do risco de morte.
Biblioteca responsável: BR1.1