Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Máscara de mergulho adaptada para ventilação não-invasiva e posição prona em paciente com COVID-19 grave: relato de caso / Diving mask adapted for non-invasive ventilation and prone position in a patient with severe covid-19: case report / Máscara de buceo adaptada para ventilación no invasiva y posición de prono en un paciente con covid-19 grave: reporte de caso

Wagner, Litiele Evelin; Basegio, Kemberly Godoy; Dornelles, Carlos Fernando Drumond; Foernges, Rafael; Gaedke, Mari Ângela; Silva, Andréa Lúcia Gonçalves da; Paiva, Dulciane Nunes.
Rev. epidemiol. controle infecç ; 10(3): 1-8, jul.-set. 2020. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1252376
Justificativa e

objetivos:

Na busca de estratégias para o tratamento da insuficiência respiratória aguda causada pela COVID-19, surge a ventilação não invasiva (VNI) e o uso da posição prona em respiração espontânea. Objetiva-se apresentar o caso de uma paciente com COVID-19 grave admitida em unidade de terapia intensiva (UTI) e submetida à máscara de mergulho adaptada, que se configura em uma interface inovadora para VNI, bem como a posição prona.

Métodos:

Relato de caso de paciente hospitalizado diagnosticado com COVID-19 submetido à VNI precoce por meio da máscara de mergulho adaptada e uso da posição prona em respiração espontânea por 8 horas noturnas e 6 horas diurnas.

Resultados:

Paciente do sexo feminino, 56 anos, hipertensão arterial sistêmica e obesidade, apresentando tosse seca, odinofagia, fadiga e dispneia intensa na admissão. A tomografia de tórax demonstrou opacidades em vidro fosco bilaterais. A VNI foi instituída 1-2,75 vezes/dia, por 40-60 minutos, com pressão positiva ao final da expiração de 8 (7,25-8,00) cmH2O e pressão de suporte de 5,5 (4,00-6,00) cmH2O. Fuga aérea de 6 a 30%, com boa tolerância. A posição prona em respiração espontânea resultou em aumento da saturação periférica de oxigênio e redução do desconforto respiratório 30 minutos após.

Conclusão:

A associação do uso da VNI com máscara de mergulho adaptada e posição prona em respiração espontânea demonstrou ser eficaz em evitar a intubação orotraqueal de paciente com COVID-19 grave, ressaltando a importância da intervenção proposta.(AU)
Biblioteca responsável: BR1314.1