Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Recrutamento alveolar com suspiro: impacto na mecânica respiratória e oxigenação de pacientes ventilados mecanicamente / Alveolar recruitment: impact on respiratory mechanics and oxygenation of mechanically ventilated patients

Batista Neto, Artur Ferreira; Avena, Katia de Miranda; Mendes, Kristine Menezes Barberino; Duarte, Helder Brito; Olivieri, Flávia Milholo; Feijó, Luciana Ferreira.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 11(1): 59-67, Fev. 2021. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1252888

INTRODUÇÃO:

O suspiro caracteriza-se pela realização de uma inspiração lenta e profunda, seguida de uma expiração lenta. Estudos sugerem que a adição de um suspiro por minuto em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo, ventilados em PSV, melhora a oxigenação e a mecânica pulmonar.

OBJETIVO:

Avaliar o impacto da manobra de recrutamento alveolar através de suspiro na mecânica pulmonar e oxigenação em pacientes ventilados mecanicamente, além de verificar o impacto hemodinâmico e a incidência de intercorrências associadas à utilização da técnica.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo experimental com 17 pacientes em ventilação mecânica, apresentando relação entre pressão parcial de oxigênio alveolar e fração inspirada de oxigênio (PaO2/FiO2) inferior a 300mmHg. Avaliou-se dados respiratórios, de mecânica pulmonar e hemodinâmicos. Os dados foram coletados durante três períodos antes do suspiro, imediatamente após e 15 minutos depois da técnica. Dois suspiros por minuto foram administrados utilizando pressão em vias aéreas limitada em 40cmH2O, durante um tempo inspiratório de quatro segundos.

RESULTADOS:

Após o suspiro, observou-se aumento da PaO2, pressão resistiva, complacência estática e relação PaO2/FiO2, além de diminuição da pressão de platô e pressão parcial de gás carbônico alveolar (PaCO2). Após 15 minutos da retirada do suspiro observou-se que a PaO2, pressão resistiva, complacência estática e relação PaO2/ FiO2 mantiveram-se acima do valor basal, enquanto que a pressão de platô manteve-se abaixo. Não foi observada alteração significante nas variáveis hemodinâmicas.

CONCLUSÃO:

O suspiro em pacientes ventilados mecanicamente foi capaz de melhorar a oxigenação e a mecânica pulmonar sem comprometer a estabilidade hemodinâmica.
Biblioteca responsável: BR333.2