Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sífilis em gestantes residentes em São Luís, Maranhão: perfil e evolução de 2006 a 2018 / Syphilis in pregnant women living in São Luís, Maranhão: profile and evolution from 2006 to 2018 / Sífilis en gestantes residentes en São Luís, Maranhão: perfil y evolución de 2006 a 2018

Fernandes, Judriele Francisca Vieira; Pires, Rômulo Cesar Rezzo; Cantanhede, Andréa Martins; Cordeiro, Enndrio Eduardo da Silva.
RECIIS (Online) ; 15(2): 362-378, abr.-jun. 2021. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1254704
Realizou-se um estudo descritivo com os casos notificados de Sífilis Gestacional (SG) em São Luís (Maranhão) no período de 2006 a 2018. Foram analisadas as tendências de indicadores epidemiológicos pela regressão Joinpoint e as características do agravo com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Foram notificados 1.688 casos de SG no período estudado, com tendência significativa de aumento no número de casos novos, na prevalência e no coeficiente de detecção. O perfil das gestantes com SG mostrou que a infecção foi mais frequente em mulheres de 20 a 29 anos, com ensino médio e pardas. Além disso, houve predomínio da forma primária, frequentemente detectada no terceiro trimestre gestacional e tratada com penicilina. A persistência da infecção por sífilis na gestação demonstra uma falha na prevenção de infecções sexuais na população, especialmente na gestação, implicando riscos para e mãe e para o concepto.
Biblioteca responsável: BR526.1