Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnósticos de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva: Foco no problema e nos riscos / Nursing diagnoses in the intensive care unit: focus on the problem and risks

Silva, Alexsandra Martins da; Bertoncello, Kátia Cilene Godinho; Silva, Tatiana Gaffuri da; Amante, Lúcia Nazareth; Jesus, Stefhanie Conceição de.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(1): 26-32, jun. 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1254850
Objetivo: Analisar os diagnósticos de enfermagem, com foco no problema e nos riscos, documentados na prática clínica pelos enfermeiros, no cuidado de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, documental e descritivo. Foram selecionados 122 prontuários no setor de arquivo médico, por amostragem aleatória simples, com nível de significância de 99%, no recorte temporal de um ano, 2016 a 2017. Elegeram-se prontuários com histórico e diagnóstico preenchidos por enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva ou por estudantes de enfermagem com assinatura do enfermeiro responsável, nas primeiras 24 horas após admissão dos pacientes. Excluíram-se prontuários com rasuras e/ou ausência de laudas em sua sequência cronológica. Resultados: Foram identificados 809 títulos de diagnósticos de enfermagem, destes 375 (46,3%) com foco nos riscos e 434 (53,7%) com foco no problema. Destacaram-se com as maiores porcentagens os diagnósticos: nutrição desequilibrada, menos que as necessidades corporais (98,4%); déficit no autocuidado (96,7%); risco de infecção (92,6%); troca de gases prejudicada (71,3%); risco de integridade da pele prejudicada (54,9%). Conclusão: A identificação dos diagnósticos de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva possibilita aos enfermeiros reconhecerem as demandas do cotidiano assistencial, para planejamento e tomada de decisões focadas, resolutivas e efetivas no cuidado intensivo. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2