Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida e risco de depressão em idosos institucionalizados / Quality of life and risk of depression in institutionalized elderly / Calidad de vida y riesgo de depresión en personas institucionalizadas

Ratuchnei, Erika dos Santos; Marquete, Verônica Francisqueti; Prado, Eleandro do; Costa, Josane Rosenilda da; Seguraço, Ricardo de Souza Campos; Marcon, Sonia Silva.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 982-988, jan.-dez. 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1254995

Objetivo:

verificar a prevalência de sintomas depressivos e associação com qualidade de vida em idosos institucionalizados.

Métodos:

estudo descritivo realizado com idosos de duas instituições de longa permanência do Paraná. Os dados foram coletados entre junho e setembro de 2018, mediante entrevista estruturada, utilizando o The World Health OrganizationQualityof Life (WHOQOL ­ bref) e a Escala de Depressão Geriátrica. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial no software R.

Resultados:

a maioria dos idosos (62%) tinha algum grau de sintomas depressivos - leve ou severo. A qualidade de vida apresentou correlação com características sociodemográficas, condição de saúde, estilo de vida e presença de sintomas depressivos.

Conclusão:

a prevalência de sintomas depressivo na amostra estudada foi alta, o que indica a necessidade de maior atenção para a saúde mental de idosos residentes em instituições de longa permanência
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1