Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências essenciais de promoção da saúde na formação do enfermeiro: revisão integrativa / Competencias esenciales de promoción de la salud en la formación del enfermero: revisión integradora / Essential health promotion competencies in nursing training: an integrative review

Carvalho, Priscila de Oliveiras; Andrade, Luciane Sá de; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Masson, Lívia; Silva, Jorge Luiz da; Silva, Marta Angélica Iossi.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE02753, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1278056
Resumo Objetivo: Analisar evidências disponíveis na literatura sobre as competências essenciais de promoção da saúde relacionadas ao Projeto, "Desenvolvendo competências e padrões profissionais para a construção da capacidade em promoção da saúde na Europa" (CompHP), na formação do enfermeiro no contexto brasileiro. Métodos: Revisão integrativa de literatura nas bases de dados PUBMED, Web of Science , CINAHL, LILACS, BDENF e Biblioteca Eletrônica Scielo, com descritores "Enfermagem", "Promoção da Saúde" e palavras-chave "Competências" e "CompHP". Foram elegíveis artigos publicados a partir de 2011, nos idiomas português, inglês e espanhol. A questão norteadora e as buscas nas bases de dados ocorreram a partir da Estratégia PVO. Resultados: Seis publicações foram incluídas, sendo estabelecidas duas categorias temáticas: Desenvolvimento de Competências do CompHP na formação do enfermeiro; Ensino das Competências de Promoção da Saúde. As competências do CompHP têm sido desenvolvidas durante a formação do enfermeiro, contudo, apenas três delas com regularidade: Possibilidade de mudança; Parceria e Liderança. Conclusão: Este estudo amplia a compreensão sobre como alguns processos relacionados ao CompHP têm sido incorporados à formação de enfermeiros, além de versar sobre sua importância para a formação crítica e reflexiva a partir da incorporação das competências essenciais no currículo de cursos de graduação de enfermagem no cenário brasileiro.
Biblioteca responsável: BR1.2