Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiências das mulheres quanto às suas trajetórias até o diagnóstico de endometriose / Experiencias de mujeres en cuanto a sus trayectorias hasta el diagnóstico de endometriosis / Experiences of women regarding their pathways to the diagnosis of endometriosis

Silva, Carla Marins; Cunha, Camilla Freitas da; Neves, Karoline Rangel; Mascarenhas, Victor Hugo Alves; Caroci-Becker, Adriana.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(4): e20200374, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1279018
Resumo Objetivo descrever as experiências das mulheres sobre as suas trajetórias desde o início dos sintomas até o diagnóstico da endometriose. Método pesquisa descritiva, qualitativa, realizada com dez mulheres com diagnóstico de endometriose no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Coletaram-se entrevistas semiestruturadas áudio gravadas e posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo por meio do software Atlas.ti 8. Resultados sem o diagnóstico de endometriose, as mulheres vivenciam sintomas fortes desde a menarca. Essa situação repercute negativamente em diferentes esferas da vida, inclusive pela desvalorização de suas queixas em seus círculos de convivência. Assim, entende-se a importância da rede de apoio perante essa situação. Diante desse contexto, as mulheres peregrinam por diversos profissionais até o diagnóstico definitivo. Considerações finais e implicações para a prática as trajetórias dessas mulheres são marcadas pela desvalorização de suas queixas por profissionais de saúde e pessoas próximas, pela naturalização da dor feminina e pela dificuldade em estabelecer um diagnóstico diferencial. No entanto, a capacidade individual de reconhecer a presença de uma patologia, o conhecimento sobre a endometriose e a experiência do profissional facilitaram o diagnóstico. No contexto da assistência de enfermagem, entender essa trajetória pode promover a escuta ativa, melhor valorização das queixas, avaliação clínica e o encaminhamento para o diagnóstico precoce.
Biblioteca responsável: BR442.1