Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Índices de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de enfermagem e medicina do Acre / Rates of depression, anxiety and stress among nursing students and medicine of Acre

Santiago, Mathews Barbosa; Braga, Odete Silva; Silva, Polyanna Rodrigues da; Capelli, Vinicius Matheus Ritter; Costa, Ruth Silva Lima da.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 10(1): 73-84, Março 2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1282054

INTRODUÇÃO:

Atualmente existe uma grande preocupação da sociedade, quanto ao aumento do número de estudantes com sintomas de depressão, ansiedade e estresse, principalmente dentro das universidades, devido a vários fatores e dentre eles destacam-se a sobrecarga de estudos e a necessidade de adoção de um novo estilo de vida.

OBJETIVOS:

O presente artigo buscou evidenciar índices de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes dos cursos de enfermagem e medicina de um centro universitário do Acre.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, desenvolvido junto a 80 alunos dos cursos de medicina e enfermagem.

RESULTADOS:

A maioria dos estudantes pertenciam ao sexo feminino, eram solteiros, procedentes do Acre, residiam com outras pessoas, nunca tinham realizado psicoterapia e nem tratamento psiquiátrico. Também não faziam uso de medicamentos para melhorar o desempenho acadêmico. Quanto as médias de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre os acadêmicos avaliados, os do curso de enfermagem apresentaram a maior média de sintomas de depressão e ansiedade e os do curso de medicina mais sintomas de estresse. Quando comparados por semestres, os estudantes do primeiro semestre de enfermagem apresentaram mais sintomas depressão e ansiedade e os do oitavo semestre de medicina, apresentaram mais estresse.

CONCLUSÃO:

A saúde mental dos estudantes pode encontra-se em risco, o que evidencia a necessidade de implementação de um projeto político-pedagógico pela instituição de ensino, voltado para essa temática, apresentando estratégias para o enfrentamento dessa realidade, que vise o bem-estar dessa população.
Biblioteca responsável: BR333.2