Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morbilidad materna en Unidad de Cuidados Intensivos del Hospital General Docente "Orlando Pantoja Tamayo", Contramaestre 2014-2019 / Maternal morbidity in the Intensive Care Unit of the General Teaching Hospital "Orlando Pantoja Tamayo", Contramaestre 2014-2019 / Morbidade materna na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Ensino "Orlando Pantoja Tamayo", Contramaestre 2014-2019

Fong-Pantoja, L.
Rev Inf Cient ; 99(1): 20-29, 2020.
Artigo em Espanhol | MMyP | ID: biblio-1282082

Introdução:

A mortalidade materna tem sido utilizada como um indicador do desenvolvimento socioeconômico de um país e da qualidade dos serviços médicos em Saúde Pública. A morbidade materna extremamente grave (near miss) é o cenário necessário para entender as condições evitáveis e os fatos que determinam a morte materna.

Objetivo:

Caracterizar a morbidade materna na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Ensino "Orlando Pantoja Tamayo" da província de Santiago de Cuba nos anos 2014-2019.

Método:

Foi realizado um estudo observacional, que incluiu 223 pacientes atendidos na Unidade de Terapia Intensiva por complicações relacionadas à gravidez-parto-puerpério, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Foi realizada uma análise descritivo das variáveis idade, serviço de origem, diagnóstico, permanência e complicações.

Resultados:

56% das pacientes admitidas tinham entre 20 e 29 anos de idade, com distúrbios hipertensivos associados à gravidez com 65,4% e hemorragia obstétrica por 22,0%, as principais causas de renda. A permanência média dos pacientes foi de 3,6 dias e, durante o mesmo, o diabetes insipidus foi a principal complicação.

Conclusões:

A morbidade materna foi caracterizada por apresentar-se em idades adequadas para o desenvolvimento da gravidez, com permanência em Unidades de Terapia Intensiva abaixo do relatado na literatura, e existe relação estatística entre o diagnóstico de admissão e o aparecimento de complicações.
Biblioteca responsável: UY4.1