Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sintomas de ansiedade entre mulheres rurais e fatores associados / Síntomas de ansiedad entre mujeres rurales y factores associados / Anxiety symptoms among rural women and associated factors

Parreira, Bibiane Dias Miranda; Goulart, Bethania Ferreira; Ruiz, Mariana Torreglosa; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(4): e20200415, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1286362
Resumo Objetivos identificar os sintomas de ansiedade em mulheres rurais e a influência de variáveis sociodemográficas, econômicas, comportamentais e de saúde reprodutiva sobre os sintomas de ansiedade. Método estudo observacional e transversal. Participaram 280 mulheres residentes na área rural. Foi utilizado o inventário de ansiedade Traço-Estado. Na análise bivariada, foram usados o teste t-Student e a correlação de Pearson. Para a análise multivariada, foi realizada a regressão linear múltipla. Resultados os escores médios das mulheres foram de 38,3 e 41,4 pontos na ansiedade-estado e ansiedade-traço respectivamente. As mulheres que referiram convivência "ruim" com o companheiro apresentaram maiores escores de sintomas de ansiedade-estado e ansiedade-traço. A variável número de filhos foi preditora dos escores dos sintomas de ansiedade-estado e ansiedade-traço e a variável idade, preditora do escore dos sintomas de ansiedade-traço. Conclusão os resultados evidenciaram a influência de diferentes fatores com os sintomas de ansiedade entre as mulheres rurais. A identificação dos sintomas e os fatores associados, por parte da equipe de saúde, pode contribuir para ações específicas e encaminhamentos adequados.
Biblioteca responsável: BR442.1