Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inequalities in food consumption the Colombian households: Results from the National Survey of Nutritional Status / Desigualdades en el consumo de alimentos en hogares colombianos: Resultados de la Encuesta Nacional de Situación Nutricional / Desigualdades no consumo de alimentos em lares colombianos: Resultados da Enquete Nacional de Situação Nutricional

González-Zapata, Laura Inés; Restrepo-Mesa, Sandra L.; Mancilla-López, Lorena; Sepúlveda-Herrera, Diana; Estrada-Restrepo, Alejandro.
Hacia promoc. salud ; 26(1): 98-117, ene.-jun. 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1286670
Resumo

Objetivo:

Identificar as desigualdades no consumo de alimentos segundo o nível socioeconômico e classificação de segurança alimentar dos lares colombianos.

Métodos:

Os dados provêm da Enquete Nacional da Situação Nutricional de 2005, e se utilizou o primeiro lembrete de 24 horas n=39,413 colombianos. A análise estatístico levando em conta Estatísticas descritiva e intervalos de confiança de 95%. Realizou-se uma análise de regressão logística multinominal, com cada um dos grupos de alimentos como uma variável dependente. Finalmente, realizou-se uma análise de classes latentes para capturar a heterogeneidade das desigualdades no consumo de alimentos nos lares.

Resultados:

Os lares classificados com um nível socioeconómico baixo amostraram um maior consumo de cereais, tubérculos/ banana da terra, bebidas não alcoólicas e gorduras. Por outro lado, observou-se que um nível socioeconómico alto tem um maior consumo de lácteos, frutas, verduras e açúcares/sobremesas. Segundo a clasificação de segurança alimentar, os lares considerados em segurança tinham um maior consumo de carne, lácteos, verduras, frutas e açúcares/sobremesas. Os lares classificados em insegurança alimentar evidenciaram maior consumo de cereais, tubérculos/banana da terra, e bebidas não alcoólicas. O consumo de tubérculos e banana da terra evidenciou uma desigualdade social, com menor probabilidade de consumo no nível socioeconômico mais alto.

Conclusão:

Existem desigualdades no consumo de alimentos na Colômbia de acordo com o nível socioeconômico e classificação de segurança alimentar. Deste modo, as pessoas e famílias em condições socioeconômicos mais desfavoráveis têm dietas com menor valor nutricional.
Biblioteca responsável: CO304.1