Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nível de estresse percebido em estudantes de enfermagem em uma universidade pública do Brasil / Nivel de estrés percibido en estudiantes de enfermería de una universidad pública de Brasil / Perceived stress level of nursing students at a public university in Brazil

Raulino, Maria Eduarda Ferreira Goulart; Lino, Monica Motta; Sanes, Marina da Silva; Amadigi, Felipa Rafaela; Willemann, Maria Cristina; Maffissoni, André Lucas.
REME rev. min. enferm ; 25: e1366, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1287728
RESUMO Objetivo: identificar os níveis de estresse percebido em estudantes de graduação em Enfermagem em uma universidade pública no Sul do Brasil. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre dezembro de 2018 e março de 2019, por meio de escala tipo Likert. Resultados: participaram do estudo 164 estudantes de Enfermagem de diferentes fases da graduação de uma instituição pública do Sul do país. Projetaram-se domínios a partir das questões da PSS-10, confluindo sentimentos positivos e negativos. Os estudantes, em geral, alcançaram nível médio de estresse percebido (25,4). Nos domínios positivos a média estabelecida foi de 1,8 e nos negativos foi de três. Os estudantes da segunda, quarta e sexta fases alcançaram níveis mais elevados na comparação com a média geral. Já os estudantes da nona fase obtiveram a menor média de estresse. Conclusão: a universidade não é a única fonte de estresse para os acadêmicos de Enfermagem, porém há de se considerar que os estressores estão presentes durante a formação. O nível de estresse é um indicador importante de saúde mental entre os acadêmicos.
Biblioteca responsável: BR21.2