Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparison of nursing workload in a Pediatric Intensive Care Unit estimated by three instruments / Comparação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica estimada por três instrumentos / Comparación de la carga de trabajo de enfermería en Unidad de Cuidados Intensivos Pediátrica estimada por tres instrumentos

Velozo, Kelly Dayane Stochero; Costa, Caroline Abud Drumond; Tonial, Cristian Tedesco; Crestani, Francielly; Andrades, Gabriela Rupp Hanzen; Garcia, Pedro Celiny Ramos.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e00547, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1287902
RESUMO

Objetivo:

Comparar a carga de trabalho de enfermagem por meio dos instrumentos Nursing Activities Score (NAS), Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) e Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS) em crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital universitário.

Método:

Estudo de coorte prospectivo realizado em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com amostra constituída por todas as crianças internadas durante o período do estudo. A carga de trabalho de enfermagem foi avaliada por meio dos instrumentos TISS-28, NEMS e NAS, e posteriormente dividida em dois grupos Grupo 1 formando uma categoria de itens de atividades básicas; Grupo 2 formando uma categoria de outras atividades de apoio e intervenção.

Resultados:

A amostra foi composta por 490 internações em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, totalizando 4617 observações. O NAS apresentou a melhor estimativa do total de horas de trabalho. O TISS-28 e o NEMS apresentaram melhor concordância e os resultados apresentaram fortes correlações entre NAS e TISS-28 e entre NEMS e TISS-28. No Grupo 1 (atividades básicas), o NAS(1) e o TISS-28(1) apresentaram correlação moderada, no Grupo 2 (atividades especializadas) os três instrumentos apresentaram correlações fortes.

Conclusão:

O NAS destacou-se na avaliação da carga de trabalho de enfermagem e apresentou boa correlação e concordância com o TISS-28.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1