Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational actions on first aid for early childhood education teachers: a quasi-experimental study / Acciones educativas sobre primeros auxilios con profesores de educación infantil: estudio casi experimental / Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental*

Ilha, Aline Gomes; Cogo, Silvana Bastos; Ramos, Tierle Kosloski; Andolhe, Rafaela; Badke, Marcio Rossato; Colussi, Giovana.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20210025, 2021. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1287903
RESUMO

Objetivo:

Verificar o conhecimento dos professores da educação infantil sobre os primeiros socorros antes e após a participação na ação educativa.

Método:

pesquisa quantitativa com delineamento quase-experimental do tipo pré e pós-teste, realizado com 45 professores de quatros escolas de educação infantil. Utilizou-se para coleta de dados um instrumento com questões referentes à caracterização dos participantes e ao conhecimento sobre os primeiros socorros. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística, sendo realizado o teste de Shapiro Wilk e de Wilcoxon.

Resultados:

houve aumento no número de acertos das questões e melhora em relação aos conceitos, com aumento na pontuação do pré para o pós-teste em 5,17 pontos e com a comparação das somas significativa.

Conclusão:

a realização de ações educativas sobre primeiros socorros aumenta o conhecimento de professores da educação infantil sobre o tema e os enfermeiros possuem destaque na atuação como educadores em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1