Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perception of post-stroke patients on case management conducted by nurses / Percepción de personas que han sufrido un accidente cerebrovascular sobre la gestión del caso conducida por un enfermero / Percepção de pessoas pós-Acidente Vascular Cerebral sobre o gerenciamento de caso conduzido por enfermeiro

Souza, Pollyanna Bahls de; Mantovani, Maria de Fátima; Silva, Ângela Taís Mattei da; Paz, Vanêssa Piccinin.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03703, 2021. graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1287910
RESUMO

Objetivo:

Identificar a percepção de pessoas pós-Acidente Vascular Cerebral acerca do gerenciamento de caso conduzido pelo enfermeiro.

Método:

Pesquisa qualitativa descritiva, com 13 participantes pós-Acidente Vascular Cerebral, acompanhados pelo gerenciamento de caso conduzido por enfermeiro durante seis meses e entrevistados em seus domicílios um mês após do término do acompanhamento. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas com auxílio de software.

Resultados:

Dos 13 participantes, 57,14% eram homens, 50% com idade variando de 50 a 59 anos. A análise do conteúdo resultou em três categorias "Autogestão do cuidado", referente às modificações de atitudes em relação ao tratamento, devido principalmente ao medo de recidiva em curto período de tempo; "Sequelas e repercussões tardias do Acidente Vascular Cerebral", que apresenta as dificuldades dos participantes após o evento; e "Apoio recebido pós-Acidente Vascular Cerebral", que enfatiza as ações e atitudes do enfermeiro gerente de caso no período de acompanhamento.

Conclusão:

O gerenciamento de caso foi percebido pelo participante como uma ferramenta promotora de saúde e capaz de aumentar a adesão ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1