Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Self-directed learning among primary health care doctors: an analysis in light of the theory of social representations / Representações sociais da aprendizagem autodirigida entre médicos da atenção primária à saúde

Reis, Gustavo Valadares Labanca; Rocha, Jucimere Fagundes Durães; Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Sampaio, Cristina Andrade; Caldeira, Antônio Prates.
Rev. bras. educ. méd ; 45(3): e164, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1288303
Resumo

Introdução:

Em um cenário de grande disponibilidade de informações, a produção de conhecimento científico em medicina tem sido cada dia mais acelerada. A forma como o profissional médico percebe e dirige sua aquisição de conhecimento ainda carece de estudos nacionais, particularmente em tempos de internet de fácil acesso.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais de médicos atuantes em equipes da atenção primária à saúde (APS) sobre aprendizagem autodirigida.

Método:

Trata-se de um estudo quali-quantitativo fundamentado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici com abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central de Abric, realizado em três municípios de Minas Gerais, no Brasil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas sobre o tema que foram gravadas e transcritas. As palavras evocadas livremente que surgiram do indutor "autoaprendizagem médica" foram analisadas com auxílio do software EVOC® por meio do quadro das quatro casas; e o software CHIC® analisou a similaridade. Para as falas dos participantes, realizou-se a análise de conteúdo.

Resultado:

Efetuaram-se 50 entrevistas, e as palavras evocadas livremente, que possivelmente compõem o núcleo central das representações, foram "conhecimento", "dedicação", "estudo", "leitura", "necessidade", tendo como contraste "pesquisa" e "livro".

Conclusão:

Os resultados demonstraram que as características do aprendiz e a prática como lócus de aprendizagem em contraposição à teoria, o qual está associado à barreira do tempo, definem o conteúdo central da representação social dos médicos participantes. Nesse contexto estudado, a APS reforça sua importância como cenário da autoaprendizagem médica.
Biblioteca responsável: BR1.1