Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Accesibilidad al entorno físico en instalaciones de acondicionamiento para personas con discapacidad física: una revisión integradora / Accessibility in Fitness Facilities for People with Physical Disabilities: An Integrative Review / Acessibilidade ao ambiente físico em academias de ginástica para pessoas com deficiência física: uma revisão integrativa

Ortega Luna, Iván Darío; Ortiz Hernández, María Angélica; Cervantes Olivares, Carlos Martín; Rodríguez Ibagué, Luis Fernando.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 19(1): 53-73, ene.-abr. 2021. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1289166
Resumo

Introdução:

as pessoas deficientes estão expostas a diferentes barreiras físicas ou arquitetônicas que impedem seu acesso às instalações e participação em atividade física, exercício e esporte, dificultando obter o benefício que a prática de esportes traz, o que prejudica sua qualidade de vida.

Materiais e métodos:

realizou-se uma revisão integrativa de estudos quantitativos através da metodologia SPIDER com os seguintes componentes 1) identificação do problema, 2) revisão de literatura, 3) avaliação dos dados e 4) análise de dados.

Resultados:

foram incluídos sete estudos, nos quais se avaliaram um total de 429 academias com quatro instrumentos de medição, por meio da pontuação média em porcentagem identificada pelo tipo de acesso ao ambiente físico (física, por deslocamento, e aos implementos esportivos e recreativos), sendo 0% acessibilidade mínima e 100% acessibilidade máxima. Em nenhum dos estudos incluídos identificou-se uma média superior a 60%. A acessibilidade aos implementos esportivos e recreativos foi a mais baixa com 19,81% e a acessibilidade física foi a mais alta com 57,01%.

Conclusão:

as instalações das academias não são completamente acessíveis para pessoas com deficiência. Existe uma grande necessidade de investigação, principalmente na acessibilidade de implementos esportivos e recreativos na América Latina e fundamentalmente, na Colômbia.
Biblioteca responsável: CO285.1