Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morbilidad materna en el servicio de Obstetricia del Hospital General Docente "Dr. Agostinho Neto" / Maternal morbidity attended in the Obstetric service at the Hospital General Docente "Dr. Agostinho Neto" / Morbidade materna no Serviço de Obstetrícia do Hospital General Docente "Dr. Agostinho Neto"

Gámez-Gámez, Ledicel Nils; Cardoza-Fonseca, Geisler; Ramírez-Rodríguez, Annis Arletis; Díaz-Jiménez, Mirna Maylén; Gámez-Borges, Ledicel Naim.
Rev. inf. cient ; 100(3): e3352, 2021. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1289640
RESUMO

Introdução:

No serviço de Obstetrícia do Hospital General Docente "Dr. Agostinho Neto" de Guantánamo não foi especificado como está a morbidade materna no período 2015-2019.

Objetivo:

Caracterizar a morbidade materna no serviço de Obstetrícia e na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital General Docente "Dr. Agostinho Neto" de Guantánamo durante o período 2015-2019.

Método:

Foi realizado um estudo descritivo, transversal e retrospectivo em todas as pacientes obstétricas admitidas no período mencionado (N=733). Neles foram identificadas variáveis sociodemográficas, clínicas e aquelas relacionadas a critérios de morbidade materna extrema. As informações para o desenvolvimento do estudo foram obtidas no banco de dados de altas do serviço de Obstetrícia, nos prontuários estatísticos do hospital e nos prontuários de cada gestante.

Resultados:

Foram internadas 733 pacientes, 100% devido à necessidade de gerenciamento na unidade. A pré-eclâmpsia-eclâmpsia (33,6%) foi a doença mais comum. 71,7% necessitaram de tratamento cirúrgico e, destes, 29,8% foram reoperadas. A histerectomia obstétrica foi a técnica cirúrgica mais comum (62,9%).

Conclusões:

A morbidade materna foi caracterizada neste serviço de saúde, o que revela que a mortalidade é baixa mas a frequência é notável.
Biblioteca responsável: CU419.1