Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The therapeutic itinerary of health workers diagnosed with COVID-19 / Itinerário terapêutico dos profissionais de saúde diagnosticados com COVID-19 / Itinerario terapéutico de los profesionales sanitarios diagnosticados con COVID-19

Silva, Liliane Faria da; Cursino, Emília Gallindo; Brandão, Euzeli da Silva; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Depiant, Jéssica Renata Bastos; Silva, Laura Johanson da; Aguiar, Rosane Cordeiro Burla de.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 29: e3413, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1289768
Objetivo: analisar o itinerário terapêutico de profissionais de saúde diagnosticados com COVID-19. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida com 132 profissionais de saúde diagnosticados com COVID-19. Dados foram coletados por meio de formulário semiestruturado, enviado via mídias sociais e processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires pela Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: dentre os participantes, havia 116 mulheres e 16 homens de 14 categorias diferentes da área da saúde. Obtiveram-se cinco classes de segmentos de texto que evidenciaram o itinerário terapêutico desde os primeiros sintomas, com apontamento dos encaminhamentos para a realização do teste de confirmação da COVID-19. Além disso, identificaram-se facilidades e dificuldades de acesso aos exames nas unidades de saúde, bem como desinformação e até pagamento dos testes para confirmação diagnóstica. Conclusão: os resultados do estudo denotam as dificuldades vivenciadas pelos profissionais de saúde no acesso aos testes e à informação sobre eles, além da demora dos resultados e do atendimento para os afastamentos funcionais, com vistas ao isolamento domiciliar. Evidenciou-se, ainda, a busca ativa por parte dos profissionais de saúde que estavam desamparados quanto ao necessário gerenciamento e monitoramento pelas instituições de trabalho.
Biblioteca responsável: BR26.1