Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health-disease-care process in older adults living in rural areas: perspective of culturally coherent care / Proceso de salud-enfermedad-atención de ancianos residentes en zonas rurales: la perspectiva de una atención culturalmente congruente / Processo saúde-doença-cuidado do idoso residente em área rural: perspectiva de um cuidado culturalmente congruente

Peters, Carla Weber; Lange, Celmira; Lemões, Marcos Aurélio Matos; Zillmer, Juliana Graciela Vestena; Schwartz, Eda; Llano, Patricia Mirapalheta Pereira de.
Texto & contexto enferm ; 30: e20190302, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1290284
RESUMO

Objetivo:

compreender o processo saúde-doença-cuidado do idoso residente em área rural.

Método:

pesquisa qualitativa na perspectiva da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, realizada com a participação de 19 idosos residentes na área rural de um município da Região Sul do Brasil. A coleta de dados se deu nos meses de julho e agosto de 2018 por meio de entrevistas semiestruturadas e observação simples. E a análise de dados, mediante a proposta de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.

Resultados:

as concepções de saúde e doença dos idosos residentes em área rural encontram-se, principalmente, relacionadas à capacidade e incapacidade de realização das atividades da vida diária e do trabalho, sobretudo, com a terra e os animais. Destacam-se as práticas de cuidado dos idosos residentes em área rural no que diz respeito ao uso de medicamentos, ao consumo de alimentos e à prática de exercícios físicos. Além, da noção sobre sua condição de saúde e da capacidade de autogestão e adaptação frente aos desafios do processo saúde-doença-cuidado.

Conclusão:

o processo-saúde-doença-cuidado dos idosos residentes em área rural é influenciado por fatores sociais e culturais do contexto em que estão inseridos. O que sugere o planejamento, a implementação, o desenvolvimento, a avaliação e a (re)formulação de políticas, programas e ações de saúde com foco na prestação de um cuidado culturalmente congruente, que compreenda mais do que as singularidades da área rural, no sentido da dicotomia em relação à área urbana.
Biblioteca responsável: BR17.1