Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Projeto aplicativo e a humanização no SUS: a experiência de acadêmicos de medicina / Application project and humanization at SUS: the experience of undergraduate medical students / Proyecto de aplicación y proceso de humanización de sistema único de salud (SUS): la experiencia de los estudiantes de medicina de pregrado

Aguiar, Natália Martins de; Tozetto, Maria Eduarda Cella; Sanfelice, Fernanda Aparecida Novelli.
CuidArte, Enferm ; 15(1): 61-66, jan.-jun. 2021.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1290668

Introdução:

Problemas de comunicação entre usuários e profissionais das unidades de saúde evidenciam comprometimento no atendimento de qualidade à população. Nesse sentido, acadêmicos de medicina, do interior paulista, aplicaram um Projeto Aplicativo, que consiste num método de intervenção na realidade, buscando aprimorar essa relação e vínculo entre usuários do sistema de saúde e profissionais da unidade de saúde.

Objetivo:

Avaliar a efetividade de uma capacitação feita por estudantes de medicina, por meio do Projeto Aplicativo, associado aos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs), em uma Unidade Básica de Saúde da família (UBSF), visando melhorar o atendimento e a escuta qualificada no ambiente das unidades e promover saúde de forma mais humanizada.

Método:

Pela disciplina "Programa de Integração Comunitária", em uma Unidade Básica de Saúde da Família, estudantes de medicina aplicaram uma atividade prática intitulada "dinâmica do barco", a partir da explicação dos POPs administrativos, viabilizando formular o Projeto Aplicativo. A dinâmica buscou demonstrar a importância da escuta qualificada para um bom trabalho em equipe entre os funcionários da unidade, a partir de procedimentos de padronização dos atendimentos...(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2