Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiências brasileiras no acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil no contexto da Atenção Básica / Brazilian experiences in monitoring growth and child development in the context of primary care

Souza, Laianne Santos Barbosa de; Jacob, Lia Maristela da Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; Costa, Raphael Raniere de Oliveira.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(2): 407-413, set. 2021. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1291881

Objetivo:

Identificar as experiências brasileiras no acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil no contexto da Atenção Básica.

Método:

Trata-se de um estudo do tipo Revisão Integrativa de Literatura. As bases de dados utilizadas nesse estudo foram Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e SCOPUS.

Resultados:

Durante a busca inicial foram encontrados setenta e oito artigos, onze artigos repetiam-se dentro das bases e por esse motivo, a amostra final foi composta por oito artigos. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é realizado por meio de consultas na ESF e, em sua maioria, com ações de aferição de medidas antropométricas, verificação do esquema vacinal e orientação nutricional.

Conclusão:

Foi possível identificar experiências de consultas que ainda estão voltadas para o modelo biomédico, pautado na queixa conduta. É preciso que os profissionais atuantes na Atenção Básica recebam capacitação de qualidade, para que suas ações sejam efetivas na prevenção e promoção de saúde infantil. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2