Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fisioterapia aquática em paciente com distrofia muscular de cinturas do tipo 2b: relato de caso / Aquatic Physical therapy in a patient with Limb-Girdle Muscular Dystrophy, type 2b: a case report

Luz, Layra Estelita Souza da; Nascimento, Rayssa de Cássia Ramos; Jacob, Mellina Monteiro; Bento-Torres, Natáli Valim Oliver.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 11(3): 583-592, ago.2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1292125
INTRODUÇÃO: A distrofia muscular de cinturas do tipo 2B (DMC2B) é uma doença neuromuscular, degenerativa, rara, hereditária, progressiva, com consequentes prejuízos progressivos na capacidade motora e funcional. OBJETIVO: descrever e analisar os efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida de uma paciente com diagnóstico DMC2B atendida em projeto de extensão universitária. MÉTODOS: Paciente do sexo feminino, 32 anos, solteira, com diagnóstico genético de Distrofia Muscular de Cinturas do Tipo 2B, nível 3 da escala Vignos (modificada por Garder-Medwin e Walton). O relato de caso apresenta a reabilitação através da Fisioterapia Aquática (hidrocinesioterapia) e seus impactos sobre a força muscular, amplitude de movimento, capacidade funcional e qualidade de vida da paciente (CAAE No. 43505321.0.0000.0018). RESULTADOS: O protocolo de fisioterapia aquática, composto por 12 sessões, 60 min/2x/semana, resultou em melhoras na capacidade funcional global e aumento de 9,52% na avaliação da função motora distal, aumentos de 100% da força de preensão manual e aumento para o limite superior (grau 5) na escala MRC para várias das musculaturas testadas, além de ganho de ADM e melhora expressiva da Qualidade de Vida. CONCLUSÃO: A melhora funcional apresentada pela paciente sugere que a reabilitação funcional fundamentada na fisioterapia aquática, em intensidade leve a moderada, é uma opção terapêutica segura e eficaz para a melhora da força muscular, amplitude de movimento, capacidade funcional e qualidade de vida na DMC2B.
Biblioteca responsável: BR333.2