Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tiempos y barreras de acceso para procedimientos quirúrgicos electivos en la población de Viracachá (Boyacá, Colombia), durante el periodo 2018-2019 / Waiting Times and Barriers for Elective Surgical Procedures in the Population of Vira-cacha (Boyaca, Cololmbia) during the period 2018-2019 / empos e barreiras de acesso para procedimentos cirúrgicos eletivos na população de Viraca-chá (Boyacá, Colômbia), no período 2018-2019

Becerra Gómez, Cristian Camilo; Martínez Torres, Javier.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1292438
ntrodução é amplamente descrito que o acesso a procedimentos cirúrgicos oportunos são essen-ciais para a eqüidade na atenção à saúde, bem-estar, redução da morbimortalidade e aumento do desenvol-vimento econômico. As listas de espera para cirurgias eletivas são um problema para os sistemas de saúde, devido ao desequilíbrio existente entre a demanda de pacientes e a capacidade de realizar esses procedimentos em tempo hábil, principalmente em áreas rurais, onde as restrições financeiras e geo-gráficas são muito mais acentuadas, fatores administrativos, crenças culturais e educação deficiente.

Objetivo:

determinar os tempos de espera e as barreiras para procedimentos cirúrgicos eletivos em pacientes atendidos na ESE Centro de Salud de Viracachá (Boyacá, Colômbia), durante os anos de 2018 e 2019.

Metodologia:

estudo de acompanhamento de uma turma, com descrição sociodemo-gráfi-ca, classificação das causas do atraso cirúrgico eletivo e análise por tipos de variáveis, usando taxas de pessoa-tempo.

Resultados:

48,1% dos pacientes realizaram o procedimento cirúrgico eletivo; em ge-ral, houve um tempo de espera de 9,4 meses (DP = 3,4) e uma taxa de operações por 100 meses de 5,13 (IC 95% 2,85-8,56). Os grupos com maiores taxas de operações por 100 meses foram os paci-entes que per-tenciam ao estrato 1, aqueles que perceberam uma causa administrativa associada ao atra-so na cirurgia eletiva e aqueles que fizeram cirurgia ortopédica.

Conclusão:

as longas filas de espera para cirurgias eletivas podem ter um componente multifatorial, que deve ser identificado para propor políticas estratégicas que possibilitem o acesso oportuno, prin-cipalmente, no rural.
Biblioteca responsável: CO218.1