Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modelos de Formação para a Atenção Primária à Saúde: evidências no contexto do Ensino de Enfermagem / Training models for primary health care: evidence in the context of nursing education / Modelos de formación para la atención primaria de salud: evidencia en el contexto de la educación en enfermería

Alvarenga, José da Paz Oliveira; Leandro, Suderlan Sabino; Soares, Nathálya Silveira; Guimarães, Daniela Mendes dos Santos; Silva, Bianca Evellyn Santana; Soares, Agatha Maria Teles; Mendonça, Ana Valéria Machado; Sousa, Maria Fátima de.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 42-48, out. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1293341

Objetivo:

Analisar modelos de formação de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde na literatura, considerando publicações de 2009 a 2019.

Método:

Scoping Review nas bases PubMed; BVS; ProQuest; EMBASE e Scielo. Os critérios de inclusão integram artigos em português, inglês, francês e espanhol. E como exclusão, ausência de resumos, artigos duplicados e não relacionados à formação de enfermagem na Atenção Primária.

Resultados:

Dos 369 artigos, 28 discutiam a formação de saúde para a atenção primária, em diferentes profissões. Dentre estes, 07 estavam relacionados à formação em enfermagem para a APS. Predominou o nível de evidências VII, classificando-os como estudos oriundos de relatório de comitês de especialistas.

Conclusões:

As evidências reafirmam o fortalecimento e a implementação da Educação Interprofissional, como uma abordagem de ensino que qualifica o processo de formação em enfermagem, valorizando as competências colaborativas. Conclui-se que há preocupação dos pesquisadores, de que o ensino de Enfermagem se desenvolva na perspectiva da formação, onde os estudantes possam desenvolver consciência profissional crítico-política para atuação na APS, com capacidade resolutiva na saúde pública, a partir das competências adquiridas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2