Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atenção primária à saúde abrangente: ampliando acesso para uma enfermagem forte e resolutiva / Comprehensive primary health care: expanding access for strong and resolute nursing / Atención primaria de salud integral: ampliar el acceso a una enfermería sólida y decidida

Báfica, Ana Cristina Magalhães Fernandes; Gomes, Ana Maria Bim; Siqueira, Elizimara Ferreira; Souza, Júlia Maria de; Paese, Fernanda; Belaver, Guilherme Mortari; Rosinski, Talita Cristine; Brasil, Vinícius Paim.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 61-66, out. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1337560

Objetivo:

contextualizar a vivência profissional de enfermeiros na perspectiva da Sistematização da Assistência de Enfermagem, com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e na ampliação do acesso resolutivo e de qualidade.

Método:

trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sobre vivência de enfermeiros na implantação participativa dos protocolos de enfermagem no município de Florianópolis ­ Santa Catarina, Brasil.

Resultados:

a experiência profissional compreendeu as seguintes fases Definição de Stakeholders, Alinhamento Conceitual, Aplicação de Questionário - levantamento da expertise dos profissionais, Estabelecimento de Premissas Gerais, Validação dos Protocolos, Monitoramento e Avaliação do Processo, e Disposições Gerais. Trata-se de uma prática com possibilidade de replicação, sustentável na medida em que a Comissão Permanente de Enfermagem se fortalece e agrega profissionais com visão de rede e com foco no cuidado ao paciente.

Conclusão:

observou-se o avanço da atuação do enfermeiro e a ampliação do acesso ao serviço de saúde. Além disso, o uso dos protocolos auxilia na tomada de decisão, com foco na segurança do paciente e respaldo ao profissional com base em princípios éticos da profissão. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2