Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inserção de Dispositivo Intrauterino por Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde / Intrauterine device ́s insertion by primary health care nurses: experience report / Inserción de dispositivo intrauterino por enfermeras de atención primaria

Lacerda, Laura Denise Reboa Castillo; Paes, Lucilene Gama; Siqueira, Elizimara Ferreira; Arma, Juliana Cipriano de; Fonseca, Caren Cristina Wiles Della Méa da; Ferreir, Leila Beatriz Brandes de Azevedo; Fetzner, Renata da Rosa Turatti.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 99-104, out. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1337774

Objetivo:

descrever a vivência de enfermeiros na implementação do serviço de inserção de dispositivo intrauterino de cobre na Atenção Primária à Saúde de Florianópolis, Santa Catarina.

Método:

relato de experiência apresentando as seguintes etapas (a) elaboração de material teórico-prático; (b) formação de enfermeiros facilitadores; e (c) monitoramento e avaliação do processo.

Resultados:

no total, foram habilitados 115 enfermeiros, entre profissionais efetivos e residentes. Quanto à ampliação do acesso ao método contraceptivo, foi registrado um quantitativo de 2.024 inserções de dispositivo intrauterino por enfermeiros desde a implantação da prática, em pouco mais de três anos (390 inserções em 2018; 728 em 2019; 547 em 2020 e 359 inserções até maio de 2021). Esses dados refletem no incremento de 60% no acesso e oferta do método às mulheres.

Conclusão:

o enfermeiro, ao oferecer a inserção do dispositivo de forma responsável e baseado na cientificidade, tem contribuído para a desburocratização do acesso ao método. Neste sentido, o processo de capacitação influencia positivamente a qualificação da assistência e, a prática relatada, tem demonstrado eficácia e segurança, além de ultrapassar modelos, até então hegemônicos e centrados na figura do médico. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2