Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfrentamento da sífilis a partir da ampliação da clínica do enfermeiro / Fighting syphilis from the widening of nurse ́s clinical skills / Abordar la sífilis desde la expansión de la clínica de enfermeras

Souza, Júlia Maria de; Báfica, Ana Cristina Magalhães Fernandes; Gomes, Ana Maria Bim; Siqueira, Elizimara Ferreira; Arma, Juliana Cirpiano; Brasil, Vinícius Paim.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 105-109, out. 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1337778

Objetivo:

relatar a vivência de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, na implantação do Protocolo de ampliação da clínica para o enfrentamento da sífilis.

Método:

estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido junto aos Centros de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - Santa Catarina, Brasil.

Resultados:

a vivência profissional no processo de implantação do Protocolo de Enfermagem no enfrentamento da sífilis ­ Volume II ­ seguiu as seguintes etapas revisão das evidências científicas sobre a aplicação da penicilina na Atenção Primária à Saúde; capacitação dos enfermeiros da rede municipal de saúde; acompanhamento e educação permanente dos profissionais; e monitoramento e avaliação de todo o processo.

Conclusão:

observou-se que no período de três anos desde a publicação do Protocolo Clínico de Enfermagem houve importante aumento na participação clínica do enfermeiro em atendimentos individuais. Tal documento representou um marco na assistência de enfermagem do município, não só pela autonomia proporcionada, mas também pelo importante papel desempenhado na segurança profissional e do paciente. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2