Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implantação de Protocolos de Enfermagem para ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde / Implementation of nursing protocols to expand access to primary health care / Implementación de protocolos de enfermería para ampliar el acceso a la atención primaria de salud

Siqueira, Elizimara Ferreira; Gomes, Ana Maria Bim; Báfica, Ana Cristina Magalhães Fernandes; Paese, Fernanda; Belaver, Guilherme Mortari; Bresciani, Helga Regina; Garcia, Karina Mendes; Costa, Sandra Regina da.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 110-114, out. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1337857

Objetivo:

descrever a experiência da implantação de protocolos de Enfermagem para a ampliação do acesso na atenção primária à saúde, mediante a qualificação da prática clínica do Enfermeiro.

Método:

estudo descritivo em formato de relato de experiência. O cenário de estudo é o Estado Santa Catarina, tendo como população alvo as Secretarias Municipais de Saúde do Estado. O Coren/SC firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis para utilização dos Protocolos de Enfermagem, criando um Programa de Adesão para os municípios.

Resultados:

Desde a implantação, o programa recebeu 225 solicitações de adesão dentre os 295 municípios catarinenses. Atingiu um total de 135 municípios com os protocolos de enfermagem implantados e 1.708 Enfermeiros capacitados. A oferta de Consultas de Enfermagem onde não havia atendimento do Enfermeiro, ampliação do acesso dos pacientes, com redução significativa de filas de espera, além do aumento das consultas de Enfermagem e resolutividade das mesmas.

Conclusão:

Os Protocolos de Enfermagem constituem-se como ferramenta primordial para a efetivação do modelo de Atenção Primária no Estado e como inovação e diferencial para as pessoas atendidas. A adesão aos protocolos permite a valorização e o protagonismo da Enfermagem na Atenção Primária. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2