Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Positividade ao hiv e fatores associados em um centro de testagem e aconselhamento / Positividad al vih y factores asociados en un centro de consejería y pruebas / Hiv positivity and associated factors in a counseling and testing center

Rossi, Angélica da Mata; Albanese, Silvia Paulino Ribeiro; Kuriaki, Aparecida Tioko; Birolim, Marcela Maria; Monroe, Aline Aparecida; Arcêncio, Ricardo Alexandre; Dessunti, Elma Mathias.
Ciênc. cuid. saúde ; 20: e50495, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1339628
RESUMO Objetivo: Analisar os fatores sociodemográficos e comportamentais associados à positividade ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em usuários de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Método: Estudo transversal com 5.229 usuários que realizaram o teste rápido para HIV, registrados no Sistema de Informação do CTA. As análises bivariadas e multivariadas foram realizadas utilizando-se a regressão logística binária, com apresentação do OddsRatio, intervalo de confiança de 95% e p-valor <0,05. Resultados: A prevalência de infecção pelo HIV foi de 5,0% (259), com maior acometimento da população mais jovem (p=0,010). Observou-se maior positividade entre as pessoas vivendo com HIV/Aids (91,3%; p<0,001) e homens que fazem sexo com homens (HSH) (20%; p<0,001). Nas análises multivariadas verificou-se maior associação à infecção pelo HIV no modelo 2 que inclui, as variáveis sociodemográficas e comportamentais, como: o recorte populacional de HSH, o compartilhamento de seringas, a orientação sexual HSH, ter infecções sexualmente transmissíveis (IST) nos últimos 12 meses, parceiro soropositivo para HIV e uso irregular ou não uso do preservativo nos últimos 12 meses com parceiro fixo. Conclusão: A vulnerabilidade ao HIV foi mais associada aos fatores relacionados ao compartilhamento de seringas e ao comportamento sexual, especialmente os HSH e as parcerias fixas.
Biblioteca responsável: BR513.1