Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de desinfecção de produtos para saúde: concepções e práticas da equipe de enfermagem / Proceso de desinfección de productos de salud: concepciones y prácticas del equipo de enfermería / Health care product disinfection process: conceptions and practices of the nursing team

Reginaldo, Daiane Signorini; Meneghete, Maria Cristina; Rodrigues, Francisco Carlos Pinto; Doro, Luciano Lemos; Fontana, Rosane Teresinha; Bittencourt, Vivian Lemes Lobo.
REME rev. min. enferm ; 25: e1378, 2021. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1340543
RESUMO

Objetivo:

identificar as concepções e práticas das equipes de Enfermagem sobre desinfecção química de produtos para a saúde (PPS) em um Centro de Material e Esterilização (CME).

Metodologia:

trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva. As informações foram coletadas em setembro de 2019, com a equipe de Enfermagem que atua em um CME hospitalar localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados utilizaram-se entrevista semiestruturada e observação estruturada. A análise dos resultados deu-se pelo método de análise de conteúdo temática.

Resultados:

os participantes não informaram a necessidade de separação entre a área para desinfecção e a área contaminada. Observou-se que, apesar dos profissionais relatarem que utilizam os equipamentos de proteção individual em suas práticas, mesmo com a disponibilidade, há baixa adesão em todos os momentos recomendados. Quanto ao procedimento usado para desinfecção dos PPS, contatou-se tanto a execução correta quanto a incorreta. Considerações finais concluiu-se que as concepções e as práticas da equipe de Enfermagem do CME acerca do processo de desinfecção química precisam ser revistas, devido à adesão incompleta na execução correta do processamento. Esse processo está diretamente relacionado à equipe de Enfermagem e esta carece de estímulo para a revisão dos procedimentos operacionais padrão, bem como o apoio institucional na busca de conhecimento teórico-científico permanente para redirecionar os processos de trabalho e melhorar os resultados necessários para a execução prática.
Biblioteca responsável: BR21.2