Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Humanización de la atención en salud: análisis del concepto / Humanization of health assistance: concept analysis / Humanização da assistência em saúde: análise do conceito

Henao-Castaño, Angela Maria; Vergara-Escobar, Oscar Javier; Gómez-Ramírez, Olga Janeth.
Rev. cienc. cuidad ; 18(3): 74-85, 2021.
Artigo em Inglês, Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1342073
A análise do conceito de humanização da assistência em saúde apresenta uma contribuição teórica e refletiva, que evidencia os princípios e os valores que somam valor aos serviços de saúde prestados em contextos mutáveis.

Objetivo:

Analisar o conceito de humanização nos serviços de saúde.

Materiais e métodos:

Aplicou-se a proposta de Beth L Rodgers que estabelece 7 passos para a análise de conceito. A pesquisa documental realizou-se nas bases de dados Springer Plus, Pubmed, EBSCO Host, Biblioteca virtual em saúde e organismos nacionais; em espanhol, inglês e português.

Resultados:

Com 33 artigos científicos logrou-se analisar o conceito de humanização da assistência em saúde, descrevendo atributos éticos, epistêmicos e metodológicos. Igualmente, ressaltou-se a comunicação assertiva e efetiva no atendimento em saúde, no contexto de saúde-doença, contribuindo à enfermagem e conceitos de humanização nesse marco.

Conclusões:

A humanização da assistência em saúde permite desenvolver estratégias em beneficio do bem estar e boa pratica. Embora o conceito de hu-manização do atendimento possa se analisar desde diferentes perspectivas, a metodologia de analise do conceito é uma ferramenta útil para considerar à humanização da assistência em saúde como eixo orientador de politicas de melhoramento e qualidade do atendimento, assim como na promoção de práticas que facilitem o trabalho colaborativo, a comunicação e o desenvolvimento humano
Biblioteca responsável: CO648.1