Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Boletim informativo covid-19 ­ trabalhadores da saúde: comunicação e informação sobre gestão do trabalho no SUS-Bahia / Newsletter covid-19 ­ health workers: communication and information on labor management in SUS-Bahia / Boletín covid-19 ­ trabajadores de la salud: comunicación e información sobre gestión laboral en SUS-Bahía

Cruz, Ana Flávia Barros; Menezes, Angélica Araújo de; Almeida, Bruno Guimarães de; Bowes, Érica Cristina Silva; Moura, Luciano de Paula; Paim, Marcele Carneiro.
Rev. baiana saúde pública ; 45(2, n.esp): 120-138, 10 out. 20211.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1342828
Os trabalhadores da saúde se tornaram vítimas da contaminação pelo novo coronavírus, reafirmando a propensão do ambiente e dos processos de trabalho à propagação e disseminação do vírus. A sistematização de informações sobre esse segmento é fundamental, posto que os trabalhadores estão no enfrentamento direto à pandemia. Instrumentos de comunicação, como boletins informativos, contribuem para o conhecimento da situação de saúde, bem como da evolução da contaminação de trabalhadores no ambiente de trabalho. Relatar a experiência de elaboração do Boletim Informativo Covid-19 para Trabalhadores da Saúde do estado da Bahia configura-se como uma estratégia de difusão de informações adequadas e oportunas que colaboram para a proteção e promoção da saúde dos trabalhadores. O boletim apresenta informações referentes à atenção à saúde, ao acolhimento psicológico e ações de humanização desenvolvidas para os trabalhadores. Entre março de 2020 e fevereiro de 2021, foram realizados 69.134 testes para detecção da Covid-19 em 48.894 trabalhadores, o que corresponde a 89,1% da força de trabalho ativa, sendo detectados 9.561 resultados positivos para o SARS-CoV-2. Foram também realizados 2.419 atendimentos psicológicos/psiquiátricos e implantadas inúmeras ações de valorização da dimensão subjetiva, de fomento à grupalidade, promoção do autocuidado, ampliação do diálogo e autonomia dos sujeitos. Compreende-se, portanto, o boletim como uma ferramenta essencial que organiza e publiciza o processo de monitoramento e acompanhamento dos eventos relacionados à gestão do trabalho e dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.
Biblioteca responsável: BR15.1