Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Centro de acolhimento e apoio psicológico aos trabalhadores com covid-19: planejamento, estrutura e prática interdisciplinar / Psychiatric support for contaminated health workers in the covid-19 pandemic / Centro de acogida y apoyo psíquico a trabajadores de la salud con el covid-19: planificación, estructura y práctica interdisciplinaria

Sales, Eliane Cardoso; Menezes, Ana Cláudia Caldas de; Bulcão, Camila Moitinho de Aragão; Almeida, Bruno Guimarães de; Holanda, Breno da Cunha.
Rev. baiana saúde pública ; 45(2, n.esp): 188-200, 10 out. 20211.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1342843
Em períodos de crise humanitária ou de grandes desastres, impõe-se a organização de frentes de trabalho, de forma ágil, para prestar assistência às populações atingidas. Diversas condições de sofrimento podem evoluir para transtornos mentais manifestos. Na Bahia, a Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde estruturou o Centro de Acolhimento Psicológico para Trabalhadores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com outros setores. Este trabalho relata a experiência da equipe multiprofissional designada para compor o centro, sua implantação e a organização dos processos de trabalho desenvolvidos durante o período de pandemia. Trata-se de uma abordagem descritiva, com uso de técnicas de análise documental, abordando o período de abril a outubro de 2020. Procedeu-se alinhamento da oferta de atenção psicossocial, emergencial e remota, considerando procedimentos técnicos de apoio profissional em crises sanitárias e a Política de Humanização do SUS. Para todo(a) trabalhador(a) contaminado(a) com Covid-19, foi oferecido acolhimento remoto, seguido ou não de quatro sessões de psicoterapia. Os trabalhadores que necessitavam de mais sessões foram encaminhados para o Serviço de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Siast), para outros serviços e/ou para atendimentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A equipe multiprofissional realizava reuniões semanais e mantinha contato com os Siast das unidades. O atendimento remoto promoveu acolhimento e propiciou a escuta de trabalhadores(as) que apresentavam sintomas de sofrimento psíquico ou condição de vulnerabilidade individual e social. Recomenda-se o fortalecimento dessa experiência de apoio e sua ampliação para as demais regiões de saúde do estado.
Biblioteca responsável: BR15.1